Etiquetas

Seguidores

http://www.canalkids.com.br/portal/index.php

A minha foto
Odivelas, Lisboa -Centro, Portugal
Somos TODOS os alunos da Escola da Azenha!... É aqui que aprendemos e nos divertimos (5 dias por semana) com os nossos amigos/ colegas. Abrimos este BLOG para dar a conhecer a nossa escola e o nosso trabalho. Vamos mostrar... O que valemos! O que sabemos e o que somos! O que queremos e aprendemos! Quem nos visita e quem visitamos! Em textos, imagens, fotos e de outras formas mais!
Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de março de 2009

Leitura e TIC na sala de aula.


As TIC como recurso de aprendizagem da língua materna:
• Pesquisa, publicação e interacção.
• Aprendizagem virtual.

A utilização do computador serve como recurso de aprendizagem da língua por adultos e por crianças: dispositivos tecnológicos e comunicativos. Usos dos suportes e linguagens pelas crianças e aprendizagens colaterais. Exploração dos recursos da rede. Produção de materiais em formato electrónico.

A Biblioteca de Livros Digitais,
o grande objectivo deste projecto, que envolve o Centro de Investigação para as Tecnologias Interactivas, o Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Ensino do Português (PNEP), é a criação de um instrumento que promova a leitura, tirando partido da natural apetência que os mais jovens têm pelas novas tecnologias. Visando incentivar o gosto pela leitura e pelos livros, a intenção é alargar o número de obras disponibilizadas, através de parcerias estabelecidas com editoras, autores e ilustradores.
Visitem mais a BiBlioteca Digital!















A nossa mascote KiKo.

 
Posted by Picasa

quinta-feira, 26 de março de 2009

Acróstico da Páscoa -1º e 2º Ano


SANTA PÁSCOA!!!
PГЎscoa - Glitter Para Orkut
Glitter Para Orkut
Páscoa, quase todas as pessoas gostam!
A legre e com muita felicidade!
S e tu não gostas de ovos deves dá-los a outras pessoas para comer.
C ada ovo tem uma cor diferente.
O vo da Páscoa é bom,mas faz mal aos dentes!.
A Páscoa é muito doce!

Festa da Páscoa 2009







Foi uma manhã muito divertida e muito doce !!!!!!


A Páscoa está a chegar!!!!

A Páscoa está a chegar,

Temos que ir buscar o folar!

A Páscoa está a chegar,

Os afilhados os padrinhos vão visitar.

A Páscoa está a chegar,

Os ovos vamos procurar!

A Páscoa está a chegar,

Os coelhos a vão simbolizar!

A Páscoa está a chegar,

As amêndoas vamos saborear!

A Páscoa está a chegar,

A missa vamos escutar!

A Páscoa está a chegar,

E com a Visita Pascal.

A casa vamos abençoar!
Feliz Páscoa para todos os visitantes do nosso blogue !!

Visita à quinta.

Como bons padrinhos que somos fomos levar as amêndoas ao KiKo.E aproveitamos para fazer a festa de aniversário da Mariana .
Foi um dia diferente!
E muito divertido!!!!!
http://widget-a2.slide.com/widgets/slideticker.swf" type="application/x-shockwave-flash" quality="high" scale="noscale" salign="l" wmode="transparent" flashvars="cy=bb&il=1&channel=3530822107871969186&site=widget-a2.slide.com" style="width:400px;height:320px" name="flashticker" align="middle">

terça-feira, 24 de março de 2009

segunda-feira, 23 de março de 2009

Reciclagem e a Primavera

Jogos da Primavera




Reciclar, como?
Para reciclar as embalagens usadas, é necessário entender que os materiais se podem separar em famílias.

Separar os resíduos e as embalagens usadas respeitando o tipo de material em que são feitos, contribui para permitir que todo o processo de reciclagem seja feito da maneira mais correcta.

Como separar

Quase tudo, em matéria de embalagens, pode ser reciclado: o plástico, o metal, o papel/cartão, o vidro e também a madeira.

O primeiro passo é separar as embalagens usadas por tipo de material e prepará-las para a sua colocação em ecopontos ou ecocentros.

Depois de utilizadas, é necessário escorrer e enxaguar as embalagens usadas, para que os restos dos produtos que estavam no seu interior não provoquem maus cheiros enquanto as guardamos em casa.
Depois, e sempre que possível, devem espalmar-se as embalagens para reduzir o espaço que ocupam em casa e tornar mais fáceis as idas ao ecoponto.

Por último, é importante retirar as rolhas e as tampas sempre que são feitas de outros materiais, diferentes da embalagem em si.

Depois é só colocar as embalagens nos sítios apropriados:
- o plástico e metal no ecoponto amarelo;
- o papel e o cartão no ecoponto azul
e
- o vidro no ecoponto verde.
As embalagens de madeira, por se tratarem de embalagens menos frequentes, apenas podem ser depositadas nos ecocentros.

Reciclar, como?
Cada família sabe melhor do que ninguém como prefere orientar o espaço e a arrumação em sua casa.
Mas não se pense que a única maneira de separar as embalagens usadas e de participar na reciclagem é ter três, ou mesmo quatro, caixotes do lixo diferentes.

Pode-se, por exemplo, utilizar um caixote para os resíduos orgânicos e outro para tudo o que é embalagem, separando depois os resíduos junto do ecoponto.

Outra alternativa será comprar um caixote com três divisórias, já disponível no mercado, e que torna a tarefa mais simples. Estes caixotes não são assim tão grandes e já se encontram a preços acessíveis.

Por último, é preciso pôr a imaginação a trabalhar, por que não construir um ecoponto de caixas de cartão? É uma actividade que pode divertir e ajudar na tarefa de separar.

Separar em quatro passos

Existem alguns passos básicos que se deve seguir de forma a tornar o processo de reciclagem mais eficiente:

Escorrer e despejar todo o conteúdo das embalagens.

Quando possível, espalmá-las para ocuparem menos espaço em casa, facilitar o seu transporte e diminuir o número de deslocações ao ecoponto.

Para evitar maus cheiros pode-se passar por água algumas embalagens.

O saco que se usou para transportar as embalagens usadas também pode ser depositado no ecoponto.


quarta-feira, 18 de março de 2009

Acróstico- Obrigado Sr. Presidente da Junta da Ramada!

ESCOLA E.B.1 DA AZENHA



O de olhar por nós!

B de bons momentos proporcionados!

R de risonho!

I de imensamente felizes!

G de gratidão!

A de amigo da Azenha !

D de dar apoio em momentos difíceis que vivemos ultimamente na nossa escola!

O de OBRIGADO !

Sr. Presidente.
Sala do Malmequeres 2009
(1º e 2º Ano)

terça-feira, 17 de março de 2009

terça-feira, 3 de março de 2009

Uso das Tic( pesquisa ) e Escrita criativa- A quinta da Ritinha !

Ver imagens !
A maioria das crianças pensa que o leite que bebe todas as manhãs nasce no pacote !

Como é preciso alterar este estado de coisas, resolvemos aceitar o convite do pai da nossa colega Ritinha para visitar a sua pequena quinta mesmo aqui ao lado da escola. Neste espaço, crianças podem partir, em conjunto, à descoberta dos chamados «animais de quinta».

Os principais animais são abordados numa perspectiva recreativa e pedagógica, sem linguagens técnicas de forma a que todas as crianças percebessem o que o pai da Ritinha explicava .

Neste dia, o pai da Rita presenteou-nos com um afilhado, que tinha nascido na véspera. Um borrego, ao qual demos o nome de KiKo.


Breve resumo sobre a familia do nosso KiKO!


A ovelha é o mais dócil dos animais de quinta, podendo-se com elas estabelecer laços de cumplicidade, tal como com a maioria dos restantes mamíferos de companhia.
O macho, o carneiro, não é habitualmente tão simpático, podendo mesmo experimentar os seus fortes cornos nas nádegas de quem se aproxime demais dele ou das suas ovelhas.
Além disso, faz parte do imaginário de todas as crianças, para quem é o mé-mé.
Ficamos a saber que a ovelha tem um tempo de gestação de cinco meses, nascendo uma cria a que se chama borrego ou cordeiro. Por vezes, nascem duas crias, podendo isso ser um problema, já que a fragilidade de um, ou ambos os cordeiros, é muitas vezes fatal.
Os agricultores tentam sempre que os nascimentos ocorram na Primavera, o que tem a ver com o facto de nessa altura os campos apresentarem, por norma, melhores pasto. Este factor, não sendo fundamental para a cria, é-o para a sua mãe, que assim pode rapidamente recuperar o peso e fazer um aleitamento de melhor qualidade.
Depois do desmame, por volta dos dois meses, ainda existe algum pasto em qualidade e quantidade para os cordeiros iniciarem a sua alimentação normal.
Algumas ovelhas abandonam os filhos à nascença, pelo simples motivo de andarem sempre em rebanho, pelo que, se a cria não se levantar e andar de forma suficientemente rápida para seguir o rebanho, que vai passando, a mãe pode abandoná-la para responder ao seu instinto, que é viver em grupo. Outras vezes, pode a ovelha achar que a cria não é suficientemente forte para sobreviver, e então, abandona-a, como faria na Natureza.
Claro que os agricultores, que estão habituados a essas situações, fazem sempre uma vistoria ao caminho por onde seguiu o rebanho, para terem a certeza que não fica nenhuma cria pelo caminho.


Utilização
Quando pensamos na ovelha como animal de quinta, a primeira ideia que nos ocorre é a produção de lã.
A tosquia das ovelhas, além de ser um factor económico relevante, é também necessário às ovelhas, para que suportem melhor os dias quentes de Verão.
Estes animais têm ainda outras duas funções, de extrema importância, em termos comerciais.
Uma delas, é a produção de carne. A carne de borrego tem apreciadores principalmente na época da Páscoa.
Outra, é a produção de leite, com o qual são feitos alguns dos queijos mais apreciados em todo o planeta. De leite de ovelha puro, ou com mistura de leite de cabra, o queijo representa também uma mais valia para os criadores desta espécie.


Alimentação
A alimentação das ovelhas é fundamentalmente a erva, que encontram nos pastos por onde pastam, Não necessita de muitos suplementos alimentares e tem a característica de não estragar esse mesmo pasto, podendo voltar ao mesmo sítio com apenas alguns dias de diferença, num sistema de rotatividade .Como fazem no monte junto à quinta a onde o KiKo vai pastar com sua mãe .
Foi um dia muito divertido e educativo!


domingo, 1 de março de 2009

Acróstico com os nomes -Temática - Expressão e Comunicaçã Oral e Desenvolvimento da Consciência Fonológica .

Objectivos :
-Conhecer a natureza da escrita criativa;
-Conhecer algumas características da escrita lúdica;
-Produzir textos escritos livres, com vista ao desenvolvimento da criatividade;
-Reflectir sobre o funcionamento e o uso da língua portuguesa;
-Experimentar práticas de escrita facilitadoras da apropriação da escrita.


Organizar textos próprios seguindo critérios diversos ( temática, prosa, poesia).



Actividade:

Escrever um acróstico com os nomes dos alunos do 2º ano ( poema em que as letras iniciais e médias ou finais de cada verso formam nomes, quando são ligadas na vertical ).



Amiga e vaidosa.
Nada a impede.
Adora brincar.

Bonita e doce.
Risada bem forte.
Unidas na escola.
Não passo sem brincar.
A minha cadela gosta de mim!

Dedicadas ao trabalho.
Andam felizes na escola.
Nunca se esquecem de nada.
Irão trabalhar mais!
Estudar muito!
Lá na escola são delicadas.
Atenciosas.

D Duarte e C. de Courela são os nossos apelidos.

lá na escola a jogar.
Ui que rico que é.
Ir jogar com o meu amigo Hugo.
Só eu!

Malmequer bem-me-quer.
A saúdade que eu gravei.
Rir faz muito bem.
Imaginação também.
Até verdadeiros amigos.
No mundo tudo importa.
Amizade nesta escola é que não falta!

Horas e horas a estudar sem fim.
Estar na escola para mim é uma alegria.
Língua portuguesa é a minha disciplina.
Estudo para aprender.
Não gosto de faltar à escola.
Adoro responder a todas as perguntas ?????

Belos dias que eu passo na escola da Azenha.
Estudo para muitos bons tirar!
Amigas não me faltam.
Todos os dias gosto de chegar cedo à escola.
Rizos e sorrisos são com a minha star.
Isto tenho de meter na minha imaginação.
Zangas com amigas é normal!

Fonceca é o meu apelido.

L de Lourenço e assim termino.

Hugo é o meu nome.
Unidos é o meu lema.
Gosto de jogar à bola com o Luís.
O que quero é aprender!

J de João que gostava de ter um cão.
O que quero é aprender.
A minha mãe gosta de mim!
O meu tio é muito brincalhão!

Vasil é meu nome.
Andrea também.
Satu é o meu concelho.
Importante que fiquei.
Lá na escola sou um reguile!!
Esperto!!

Acróstico- Máscaras de Carnaval



Placar:
"Chuva de ideias" da palavra Carnaval, onde os alunos escreviam todas as palavras que a imagem lhes sugeria.


Depois da paragem do Carnaval decidimos brincar com as máscaras de cada um.



O Afonso El Zorro.
A Alexandra a viúva negra.
A Ana a Floribela.
A Bárbara sorridente rainha.

A Bruna veio de Dama .
A Daniela Duarte de pierrot.
Seguidos da reluzente princesa Tatiana.
O Ricardo de El Zorro.

E o Rafael vestiu-se de destemido cão dálmata.
A Mariana de linda pop- Star.
A Helena a grande Hannah Montana.
A Rita de nobre guerreira índia com uma lança.

Hugo de fiel mosqueteiro.
Rúben o Robin o justiceiro dos pobres.
Fábio de temível diabinho!
O João de Zorro veio.
E o Vasile de nobre guerreiro índio.

E para finalizar.
Surge a professora,pois então.
vestida a rigor.
Sempre com atenção !


E Viva ao Carnaval!!!!!!!

Sessão de leitura na Escola da Amoreira

De manhã foi "Histórias para ler e contar de Maria Isabel de Mendonça Soares"