Etiquetas

Seguidores

http://www.canalkids.com.br/portal/index.php

A minha foto
Odivelas, Lisboa -Centro, Portugal
Somos TODOS os alunos da Escola da Azenha!... É aqui que aprendemos e nos divertimos (5 dias por semana) com os nossos amigos/ colegas. Abrimos este BLOG para dar a conhecer a nossa escola e o nosso trabalho. Vamos mostrar... O que valemos! O que sabemos e o que somos! O que queremos e aprendemos! Quem nos visita e quem visitamos! Em textos, imagens, fotos e de outras formas mais!
Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Visita de estudo à Vila De Óbidos










Visita de Estudo: “Rumo ao Litoral...”

Temos tanta coisa para contar!

No dia 24 Abril de 2009 fomos príncipes e princesas dentro de uma vila envolta de muralhas: A vila de Óbidos.
Num só dia conhecemos três rainhas: a rainha Santa Isabel, a rainha D. Leonor e a rainha Catarina. E qual delas a mais bonita!!? Já agora, sabem como se cumprimenta uma rainha? Nós tivemos que fazer a vénia a todas elas tratando-as, claro está, por altezas reais. Todas elas foram importantes para o país e principalmente para Óbidos.


A rainha Santa Isabel, casada com D. Dinis, mandou construir dois edifícios muito importantes: um Hospital para tratar os doentes, a Igreja de S. João Baptista e ainda, algumas casas fora das muralhas para as pessoas pobres. Foi a própria rainha que nos contou o célebre milagre das rosas.



Conhecemos também a rainha D. Leonor que, mesmo com 500 anos, ainda era uma rainha muito bonita! Foi ela a responsável pela construção da Igreja da Misericórdia e pela origem das Santa Casa da Misericórdia, que ainda hoje existem e que acolhem as crianças abandonadas, dando-lhes protecção, educação e amor.



A última rainha que conhecemos foi a rainha Catarina, que era a mais rica das três, sendo por isso aquela que tinha vestes mais brilhantes, onde predominavam as cores que representam a riqueza: o dourado e o vermelho. Esta foi a responsável pela construção de um aqueduto com cerca de três quilómetros, que funcionou até 1928, e que actualmente tem mais ou menos quinhentos anos. Este aqueduto permitia o abastecimento de água à vila, uma vez que um dos problemas desta vila era a falta de água!



A guia que nos acompanhou durante a visita, a simpática Elma, também nos contou uma curiosidade engraçada acerca desta rainha. A rainha D. Catarina teve 9 filhos, que morreram antes dela, e um neto que ainda hoje se encontra desaparecido, D. Sebastião que desapareceu numa manhã de nevoeiro.
Sabem porque é que a vila de Óbidos é conhecida com o nome de vila museu? Porque as suas muralhas circundam muitos anos de história e têm muitos monumentos, entre os quais encontramos várias igrejas, sendo a mais antiga a capela de S. Martinho (de 1351), situada no largo de S. Pedro e que resistiu ao terramoto de 1755; o Castelo, actualmente convertido numa Pousada; casas da época, etc.
Mas esta vila nem sempre pertenceu a Portugal!? Foi D. Afonso Henriques que a conquistou aos mouros e a tornou nossa!
Acerca desta vila ficamos a saber muitas curiosidades engraçadas que passamos a partilhar. Sabiam que:
- Todos os edifícios em Óbidos têm uma barra pintada predominando a existência de quatro cores carregadas de significado: as casas com barra vermelha, pertenciam às pessoas abastadas da vila; as casas com barra amarela, pertenciam às pessoas mais humildes; os edifícios com barra pintada de azul eram edifícios públicos e, finalmente, as igrejas eram pintadas com uma barra cinzenta.
- Na vila existem 800 vasos com uma planta chamada sardinheira e que enfeitam as casas da vila. Esta foi a forma encontrada para embelezar a vila, uma vez que esta não tem espaço para jardim.



- Os desenhos do tecto da igreja de St. Maria foram transformados em bordados por uma senhora que tem 100 anos e ainda se encontra viva e de boa saúde.



Depois de absorver tanta informação sobre Óbidos ficamos com a barriga a dar horas e tivemos que dizer adeus à Elma, pois era chegada a hora de almoçar para recompor as energias!



Com o estômago mais aconchegado partimos em busca de mais emoção pela vila de Óbidos até à chegada do autocarro .


Pela estrada fora,
Fomos felizes e contentes,
A Caminho da escola.


Queremos também agradecer a todos os que permitiram a concretização desta agradável visita de estudo, a todos eles o nosso muito obrigada, sobretudo à Câmara Municipal de Odivelas.








Abrir em imagens para ver os trabalhos feito pelos alunos !