A aprendizagem de estratégias de compreensão e de interpretação textuais. Leitura orientada, leitura recreativa e leitura para informação e estudo. A utilização dos suportes em papel e Nestas sessões tutoriais os alunos trabalharam várias obras de literatura infantil .Fez-se a contextualização das aulas ,f alou-se da importância da leitura e da compreensão dos textos.
Actividades antes da leitura:
(Algumas actividades foram realizadas nas aulas anteriores)
-Contextualização da actividade;
-Análise da capa e contracapa do livro;
-Pesquisa biográfica;
Actividades antes da leitura:
(Algumas actividades foram realizadas nas aulas anteriores)
-Contextualização da actividade;
-Análise da capa e contracapa do livro;
-Pesquisa biográfica;
-Activação do conhecimento anterior sobre o tema;
- Pesquisa sobre o tema;
- Pesquisa sobre o tema;
-Explicação à turma da importância da compreensão de textos.
1ª PARTE
1ª PARTE
Actividades durante a leitura:
• leitura silenciosa dos alunos;
• leitura em voz alta e fluente;
• sintetizar à medida que se foi avançando no texto;
• parafrasear partes do texto mais difíceis;
• utilização de chaves contextuais sobre o texto;
. descobrir o significado de palavras desconhecidas pelo contexto.
2ª PARTE
Actividades a desenvolver depois da leitura:
• caracterização das personagens;
• distribuição, por grupos, de partes da história;
• organização (colagem) dos excertos da história;
• confronto das previsões feitas com o conteúdo do texto;
• criação de um título para os textos. resumos/recontos.
• utilização de chaves contextuais sobre o texto;
. descobrir o significado de palavras desconhecidas pelo contexto.
2ª PARTE
Actividades a desenvolver depois da leitura:
• caracterização das personagens;
• distribuição, por grupos, de partes da história;
• organização (colagem) dos excertos da história;
• confronto das previsões feitas com o conteúdo do texto;
• criação de um título para os textos. resumos/recontos.
O nosso próximo livro de leitura será ... dedicado ao Dia de S. Valentim !!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário