Etiquetas

Seguidores

http://www.canalkids.com.br/portal/index.php

A minha foto
Odivelas, Lisboa -Centro, Portugal
Somos TODOS os alunos da Escola da Azenha!... É aqui que aprendemos e nos divertimos (5 dias por semana) com os nossos amigos/ colegas. Abrimos este BLOG para dar a conhecer a nossa escola e o nosso trabalho. Vamos mostrar... O que valemos! O que sabemos e o que somos! O que queremos e aprendemos! Quem nos visita e quem visitamos! Em textos, imagens, fotos e de outras formas mais!
Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de maio de 2009

15 de Maio - Dia Internacional das Famílias









« Em 1993, a Assembleia Geral decidiu que o dia 15 de Maio de cada ano seria comemorado como Dia Internacional das Famílias (resolução 47/237, de 20 de Setembro). Em 1989, na sua resolução 44/82, a Assembleia proclamou 1994 Ano Internacional das Famílias, para, dessa forma, sensibilizar a opinião pública para as questões da família e ajudar os países a enfrentar os problemas neste domínio, recorrendo a políticas globais.»
in Centro de Informação das Nações Unidas em Portugal .


Pretende-se essencialmente apelar à comunidade para a importância da família enquanto base estruturante e fortificadora de um saudável convívio e harmonização da sociedade.
Nesta conformidade, o Projecto Escola de Pais, cujo cerne de toda a sua intervenção passa pela estruturação familiar enquanto impulsionador de um desenvolvimento saudável de todos os seus elementos, não podia deixar passar em branco um dia tão importante quanto este.
É com a família que partilhamos sonhos, alegrias, mágoas, tristezas…é na família que encontramos o nosso porto de abrigo quando a vida não nos sorri…é em família que vivemos e vivenciamos diferentes momentos e emoções, é portanto aqui, na (provavelmente) maior instituição do mundo, que construímos e cimentamos relações que têm um impacto fortíssimo no dia a dia do nosso quotidiano.
O Projecto Escola de Pais deseja um Feliz Dia Internacional da Família, encontrando-se de portas abertas para partilhar convosco sonhos, risos, lágrimas (…)

Vida em família é vida com referência
O nosso endereço de chegada,
assim como o de saída
sendo assim por toda a nossa vida
Tudo passa, todos passam
mas a família fica sempre
Ela é o veio da nossa substância
Ela é quem realmente tem importância
Desde a mais tenra idade
Da nossa infância à adolescência
De quando se amadurece até quando se envelhece
De quando se casa e uma nova família nasce...cresce.
Nossa descendência, nossa história
Nossa ascendência, nossos filhos
nova história, novas vidas, nova família
Se ainda tiver uma, preserve-a
Se um dia a perdeu, vá atrás dela
sem ela apenas é um indivíduo
com ela tem muito mais que somente um nome,
tem carinho, respeito e o amor de um grande coração
Um grande coração
de muitos corações
o maior dos corações
Um coração de família...
(Adaptado de José George Moura Alves)



Escola de Pais...

Literatura direccionada a todos os que são pais ...

Objectivo geral:
Melhorar e promover a qualidade da relação parental,procurando minimizar as situações de risco para as crianças e jovens e, simultaneamente incentivar as famílias para um desenvolvimento saudável, ajustado e adaptado aos menores.
Objectivos específicos:
• Apetrechar os principais cuidadores de competências através de acções de formação parental;
• Promover a aquisição de competências sociais perspectivando a minimização da ocorrência de práticas associais;
• Aumentar a sensibilidade e respostas adequadas do prestador de cuidados aos sinais emitidos pelas crianças;
População Alvo/Destinatários:
* 20 destinatários directos (20 famílias com crianças entre os 0 e os 12 anos)
* 50 destinatários indirectos (famílias/indivíduos que participem nas sessões de formação parental alargada).
Actividades:
» Filmagens (interacção entre o prestador de cuidados e criança/jovem);» Sessões de Grupo (visionamento/observação de filmes, discussão e reflexão);
» Intervenção ao nível domiciliário;
» Acções de Formação Parental alargada.
A metodologia de intervenção do Projecto Escola de Pais é baseada na Teoria da Vinculação de Bowlby (1968). Esta teoria explica o desenvolvimento humano e o aparecimento dos padrões atípicos, em termos dos processos intrapsíquicos (e.g. emoção e cognição), no contexto das relações objectais.
Impactos esperados:
- Aumentar as competências parentais da família através da formação parental;
- Promover o desenvolvimento de uma vinculação segura na família;
- Aumentar as oportunidades de interacções pró-sociais;
- Reduzir os factores de risco e potenciar/fortalecer os factores protectores identificados na família;
- Aumentar o conhecimento sobre este modelo de intervenção e divulgar os resultados obtidos a nível nacional e internacional;
- Difundir a metodologia e os seus resultados em diferentes instituições/serviços promovendo o aperfeiçoamento e o adaptar das metodologias implementadas.
Faz pensar ?!..............................


Especialmente dedicado as crianças
desta sala chegou o momento esperado !......
Sessões de leitura:

“Hora do conto”, com a participação dos encarregados de educação.
Exposição de trabalhos realizados no âmbito da temática da leitura – exposição aberta à comunidade.
Convidámos os pais/encarregados de educação ou familiares para virem à escola contar, ler ou dramatizar uma história.
E tivemos alguma adesão! Veio a mãe do Hugo e estamos à espera da mãe do Rafael
e da Raquel.
No fim da História os alunos do 1º e do 2º ano recontaram a histórias contadas na escola com a "Lagartinha comilona " e " Joaninha vaidosa " entre outra à mãe do Hugo.
As crianças adoraram histórias principalmente se os pais fossem mais vezes à escola conta-las !...
Como retribuição, no final a professora oferece guloseimas aos alunos e aos pais.
Vitoria, vitória acabou-se as histórias!!!!
Esperemos que para o próximo ano a adesão seja maior!!!







Sem comentários:

Enviar um comentário