Neste trabalho tivemos como objectivos:
• Estimular a criatividade;
• Sensibilizar para o mundo mágico das histórias;
• Fomentar a mudança das práticas, nos procedimentos e nos materiais didácticos a utilizar;
• Escutar para aprender e construir conhecimento;
• Falar para aprender;
• Ler para apreciar textos variados;
• Escrever em termos pessoais e criativos.Aplicámos a seguinte metodologia, trabalhando os aspectos:
• Lúdico, icónico-gráfico e vocabular;
Interdisciplinaridade com :
- Matemática (Estatística, Cálculo Mental e Resolução de Problemas); com a Expressão Plástica ; com o Estudo do Meio (o Tempo/os Dias da Semana/Metamorfoses);
- Planos Fonológico, Morfológico, Sintáctico, Lexical, Textual, Discursivo e o da Representação Gráfica e Ortográfica através de jogos de divisão silábica (adição, supressão, troca de ordem e substituição de sílabas);
- Identificação fonética de todas as vogais;
- Manipulação de palavras e constituintes de palavras;
- Identificação de nomes (género e número);
- Identificação de tipos de letras e ordem alfabética;
- Elaboração de mapas conceptuais para reconto da história;
Ao nível do 1º Ano
- Questionar os alunos sobre o que teria acontecido aos alimentos (ficaram furados);
- Observação e exploração da capa e contracapa do livro “A Lagartinha muito comilona”.
- Construir uma lagarta com lacuna para completar ( com palavras referidas na história )preencher sobre sobre a alimentação da lagartinha ao longo da semana, partindo da interpretação da história;
- Leitura e exploração do gráfico (cálculo mental, operações e resolução de situações problemáticas);
- Questionar os alunos sobre o número de palavras das frases;
- Escolher palavras da frase e fazer a divisão silábica;
- Jogo sobre a divisão silábica (com uma bola );
- Ordenar as imagens da história, fazendo o reconto oral.
Ao nível do 2º Ano
- Leitura da história e construção simultânea do gráfico dando realce aos dias da semana;
- Questionar sobre a alimentação da lagarta e sobre animais que nascem de ovos;
- Deu história escrita em tiras para a ordenarem no quadro a história;
- Em quanto o 1º Ano fazia a dividiu-os em sílabas com batimentos de mãos ;
RESULTADOS
• Os resultados foram muito positivos;
• As crianças mostraram interesse, empenho e participaram activamente em todas as tarefas propostas;
• A partir da história as crianças aprenderam Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio, estimularam a criatividade, a imaginação e o sentido crítico de uma forma interdisciplinar e lúdica.
Avaliação:
• Uma obra é passível de ser trabalhada em diferentes anos de escolaridade, contemplando todas as vertentes do estudo da Língua (consciência linguística e ensino de gramática, consciências fonológica, morfológica, lexical, sintáctica, textual e discursiva);
• A obra possibilitou a interdisciplinaridade, trabalhando -se transversalmente diferentes áreas curriculares;
• A leitura da história agradou às crianças, tendo contribuído para criar/incentivar e aprofundar hábitos de leitura;
• Estimulámos a criatividade e sensibilizámos para a magia das histórias;
• Desenvolvemos competências de leitura e de escrita;
• Modificámos práticas usando procedimentos inovadores e construindo e utilizando materiais diversificados;
• Foram respeitados o ritmo e as capacidades de cada criança e promovida a auto-estima;• As crianças foram elementos activos na construção do conhecimento;
• Pensamos ter contribuído para que as nossas crianças cultivem hábitos de leitura e estimulem o gosto pela aprendizagem, elevando .
ADORARAM !...
Sem comentários:
Enviar um comentário