Etiquetas

Seguidores

http://www.canalkids.com.br/portal/index.php

A minha foto
Odivelas, Lisboa -Centro, Portugal
Somos TODOS os alunos da Escola da Azenha!... É aqui que aprendemos e nos divertimos (5 dias por semana) com os nossos amigos/ colegas. Abrimos este BLOG para dar a conhecer a nossa escola e o nosso trabalho. Vamos mostrar... O que valemos! O que sabemos e o que somos! O que queremos e aprendemos! Quem nos visita e quem visitamos! Em textos, imagens, fotos e de outras formas mais!
Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de maio de 2009

A Largartinha Comilona- Melhorar a linguística no modo oral e escrito.

Check out this SlideShare Presentation:















Neste trabalho tivemos como objectivos:



• Estimular a criatividade;



• Sensibilizar para o mundo mágico das histórias;



• Fomentar a mudança das práticas, nos procedimentos e nos materiais didácticos a utilizar;



• Escutar para aprender e construir conhecimento;



• Falar para aprender;



• Ler para apreciar textos variados;



• Escrever em termos pessoais e criativos.Aplicámos a seguinte metodologia, trabalhando os aspectos:



• Lúdico, icónico-gráfico e vocabular;



Interdisciplinaridade com :





  • Matemática (Estatística, Cálculo Mental e Resolução de Problemas); com a Expressão Plástica ; com o Estudo do Meio (o Tempo/os Dias da Semana/Metamorfoses);


  • Planos Fonológico, Morfológico, Sintáctico, Lexical, Textual, Discursivo e o da Representação Gráfica e Ortográfica através de jogos de divisão silábica (adição, supressão, troca de ordem e substituição de sílabas);


  • Identificação fonética de todas as vogais;


  • Manipulação de palavras e constituintes de palavras;


  • Identificação de nomes (género e número);


  • Identificação de tipos de letras e ordem alfabética;


  • Elaboração de mapas conceptuais para reconto da história;




Ao nível do 1º Ano





  • Questionar os alunos sobre o que teria acontecido aos alimentos (ficaram furados);


  • Observação e exploração da capa e contracapa do livro “A Lagartinha muito comilona”.


  • Construir uma lagarta com lacuna para completar ( com palavras referidas na história )preencher sobre sobre a alimentação da lagartinha ao longo da semana, partindo da interpretação da história;


  • Leitura e exploração do gráfico (cálculo mental, operações e resolução de situações problemáticas);


  • Questionar os alunos sobre o número de palavras das frases;


  • Escolher palavras da frase e fazer a divisão silábica;


  • Jogo sobre a divisão silábica (com uma bola );


  • Ordenar as imagens da história, fazendo o reconto oral.


Ao nível do 2º Ano





  • Leitura da história e construção simultânea do gráfico dando realce aos dias da semana;


  • Questionar sobre a alimentação da lagarta e sobre animais que nascem de ovos;


  • Deu história escrita em tiras para a ordenarem no quadro a história;


  • Em quanto o 1º Ano fazia a dividiu-os em sílabas com batimentos de mãos ;








RESULTADOS



• Os resultados foram muito positivos;



• As crianças mostraram interesse, empenho e participaram activamente em todas as tarefas propostas;



• A partir da história as crianças aprenderam Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio, estimularam a criatividade, a imaginação e o sentido crítico de uma forma interdisciplinar e lúdica.



Avaliação:



Uma obra é passível de ser trabalhada em diferentes anos de escolaridade, contemplando todas as vertentes do estudo da Língua (consciência linguística e ensino de gramática, consciências fonológica, morfológica, lexical, sintáctica, textual e discursiva);



• A obra possibilitou a interdisciplinaridade, trabalhando -se transversalmente diferentes áreas curriculares;



• A leitura da história agradou às crianças, tendo contribuído para criar/incentivar e aprofundar hábitos de leitura;



• Estimulámos a criatividade e sensibilizámos para a magia das histórias;



• Desenvolvemos competências de leitura e de escrita;



• Modificámos práticas usando procedimentos inovadores e construindo e utilizando materiais diversificados;



• Foram respeitados o ritmo e as capacidades de cada criança e promovida a auto-estima;• As crianças foram elementos activos na construção do conhecimento;



• Pensamos ter contribuído para que as nossas crianças cultivem hábitos de leitura e estimulem o gosto pela aprendizagem, elevando .



ADORARAM !...


















































http://widget-ce.slide.com/widgets/slideticker.swf" type="application/x-shockwave-flash" quality="high" scale="noscale" salign="l" wmode="transparent" flashvars="cy=bb&il=1&channel=3170534137686799822&site=widget-ce.slide.com" style="width:400px;height:400px" name="flashticker" align="middle">





Sem comentários:

Enviar um comentário