«Ler é compreender, obter informação, aceder ao significado do texto»
Sim Sim, 2007
Conteúdo temático: Leitura
O ensino da compreensão de Textos Instrucionais
Objectivo: Conhecer a estrutura de um texto instrucional
Actividade: Análise da estrutura de textos instrucionais
a) Preenchimento de um “Roteiro de leitura”
Exemplo de um roteiro de leitura
1. O professor, previamente, recorta o texto em três unidades (com um marcador divide o texto em três partes):
- título, materiais/ingredientes e instruções.
2. Com um traço liga cada uma das partes do texto à informação que ela te dá.
b) Distribui pela turma o recorte com o título e questiona os alunos
Pelo título, que tipo de texto vos parece que vamos ler?
Para que serve uma receita de um bolo?
Para que possam fazer o bolo o que precisam saber?
Que ingredientes vos parece que um bolo de chocolate pode levar?
c) O professor distribui o recorte da receita que contém a lista de ingredientes e pede para verificarem quais os ingredientes que foram referidos e que fazem parte da receita e os que não foram mencionados.
Ingredientes
☼5 ovos
☼1 copo com chocolate em pó
☼1 copo com leite
☼2 copos com açúcar
☼2 copos com farinha
☼1 copo com óleo
☼1 colher de sopa de manteiga derretida
Confecção – modo de preparação
☼Junto os ingredientes muito bem, com uma colher de pau.
☼Coloca tudo numa forma de pyrex molhada.
☼Leva ao micro-ondas, bem quente, durante 10 minutos. ( depende da potencia do Micro ondas )
Agora, vamos experimentar esta deliciosa receita!!!
Os alunos chegaram á conclusão que É BOM SABER LER.
É muito importante saber ler.
Pegámos numa receita muito simples que a nossa amiga Helena nos mandou via e-mail
e " toca a trabalhar".
Em 1º. lugar, lemos e interpretámos a receita.
A seguir, separámos os ingredientes.
O mais difícil foi separar os ovos.
Batemos tudo muito certinho, como mandava a receita.
Dois meninos untaram a forma e passaram- na com farinha.
Deitámos a massa na forma e colocámo- la no micro ondas .
Todos lambemos as taça. Hum! Que docinho!
Vimos o bolo a crescer plo vidro.
Quando acabou de cozer, deixámo-lo arrefecer e comêmo- lo na companhia da professora Helena.
Visto esta ser a nossa sessão de despedida da PNEP .
Que bom que estava!
ACTIVIDADES DE ENVOLVIMENTO COM OS PAIS:
Ler o texto no blogue com os pais e experimentar a receita em casa .
BOM APETITE !!!!!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário