Etiquetas

Seguidores

http://www.canalkids.com.br/portal/index.php

A minha foto
Odivelas, Lisboa -Centro, Portugal
Somos TODOS os alunos da Escola da Azenha!... É aqui que aprendemos e nos divertimos (5 dias por semana) com os nossos amigos/ colegas. Abrimos este BLOG para dar a conhecer a nossa escola e o nosso trabalho. Vamos mostrar... O que valemos! O que sabemos e o que somos! O que queremos e aprendemos! Quem nos visita e quem visitamos! Em textos, imagens, fotos e de outras formas mais!
Powered By Blogger

domingo, 10 de maio de 2009

Desenvolvimento da Consciência Fonológica e do Conhecimento Lexical




O desenvolvimento da linguagem oral.A importância do ensino explícito do vocabulário na compreensão da leitura e na produção textual.
A reflexão orientada sobre o conhecimento da língua e os efeitos da consciência linguística na aprendizagem dos usos secundários da língua e na sistematização desse mesmo conhecimento.
Nestas sessões tutoriais desenvolveram-se várias actividades com o objectivo de melhorar os níveis de compreensão da leitura, da expressão oral e da escrita. Foram também realizadas várias actividades com o objectivo de desenvolver o conhecimento lexical e treinar a consciência fonológica .

Virtualmente folhear livros, LER e ESCUTAR histórias, conhecer autores e ilustradores...

Nós alunos do 1º e 2º ano de escolaridade da E.B.1 da Azenha Adoramos a história da "A Joaninha Vaidosa" !!!!!

Convidamos-te a recorrer em casa ao uso da biblioteca digital.Porque vias ler e ouvir muito mais histórias !!!

Uma das sessões na sala de aula foi a apresentou a história “ A Joaninha Vaidosa” (recorrendo ao uso da biblioteca digital).

Primeiro fez-se uma antecipação da história através da exploração da capa, das imagens, do título...Leu-se e mostrou -se as imagens da Joaninha vaidosa.
Seguiu-se a exploração oral da história.Colectivamente, os alunos identificaram as personagens, o local, o problema, quem ajudou a resolver esse problema e como terminou esta história. As respostas foram registadas num mapa conceptual.Continuando o trabalho colectivo, o 2º ano escreveu o resumo da história, o 1ºano escreveu algumas frases e ilustrou.

No dia seguinte,os alunos identificaram o número de palavras em algumas frases e o número de sílabas em algumas palavras, treinando a fronteira de palavra e a consciência silábica.

E para terminar a actividade trabalhou-se a chuva de ideias tendo como tema central a palavra "Joaninha ". Os alunos iam dizendo aquilo que a palavra lhes fazia recordar e tudo era registado num placar elabora pelos alunos como consolidação da actividade.
Adoramos esta história!!!!!








Sem comentários:

Enviar um comentário